13 de novembro de 2011

Resenha: Apátrida - Ana Paula Bergamasco

Título: Apátrida 
Autor: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
Páginas: 338
Formato: Brochura
Nota: 4.0

Skoob | Livraria Saraiva

Começar um livro e nos primeiros capítulos já estar chorando nunca aconteceu comigo, até ler Apátrida. Não sou muito de chorar lendo, a não ser que seja de rir, mas com esse chorei e em alguns dias fui dormir com um profundo aperto no peito/dor no coração por motivos dos fatos que não podíamos negar por que estão narrados no livro e provavelmente haja fatos piores do que os ocorridos.

O livro se passa antes, durante e após a II Grande Guerra, um assunto que gosto muito de ler, mesmo que sempre sinta dor e raiva das pessoas que foram sendo deixado influenciar. Irena, nascida na Polônia, desde criança foi a garotinha dos irmãos, chegando a ser a mimada da casa de mais ou menos 15 pessoas. Ela ainda criança conhece a pessoa por quem iria sofrer de amor o resto da vida, o Judeu que sabe que apesar de todas as diferenças entre eles irá sempre amá-la, ele: Jacob. Mas como algumas coisas deveram deixar passar para não prejudicar a nós e aos outros, ocorrem mudanças antes não esperadas. Antes de a Guerra chegar ao seu estopim Irena casa-se com Rurik e vai morar na Bielorússia e tem Jan, seu filho que tem o mesmo nome de seu irmão. Aprende a amar Rurik mesmo com as diferenças entre os dois e principalmente o jeito como ele trata o filho deles, o que a faz se apaixonar mais ainda por ele. Até que este e seu irmão são acusados de crimes que não cometeram.
Acelerando um pouquinho e escondendo os spoilers vou continuar... Em meio de batalhas, bombardeios e mortes, Irena e seus filhos (agora que “adotou” a filha de Jacob) são levados para um campo de concentração e vivem como todos os outros, até que é selecionada para trabalhar na cozinha dos chefões, o que faz com que ela e seus filhos tenham mais proteção. Ela é testemunha de mortes, brigas, acusações e chegando a ser forçada a fazer coisas que não se orgulha para que mantenha os seus filhos vivos dentro do campo de concentração.

Acho que já escrevi o necessário, se for falar mais alguma coisa coitada da Ana Paula, não vai vender mais o livro... Por vezes é tão difícil de resenhar certos livros – sendo esses principalmente os melhores - que empaco na resenha e ficou todo o tempo pensando no que posso escrever até sair algo proveitoso. Pois bem, Apátrida é um livro que nos faz parar para pensar como vivemos, como tratamos o nosso próximo, como julgamos com a nossa ignorante mente e me fez lembrar a música Pais & Filhos da banda Legião Urbana: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há. Sou uma gota d'água, sou um grão de areia...Podemos ser o ser humano mais poderoso, mas somos iguais em tudo: sentimos a mesma dor, sentimos a mesma alegria, sentimos o mesmo amor incondicional por alguém que as vezes não sabe nem que existimos. Devemos respeitar um aos outros.
           Quanto a Ana Paula Bergamasco, você está de parabéns por tudo. Por ser essa ótima pessoa, por nos fazer abrir os olhos para a realidade. Desejo muito sucesso com este livro e com os próximos que criar. Agora deixo vocês com o meu trecho preferido do livro, uma frase de Irena que me fez chorar pela a primeira vez no livro, quando ela começa a namorar Rurik:

“Sentia-me amada por completo e este sentimento doce salvou-me, resgatou-me do precipício em que eu me afogara.”
Página 45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar na postagem. Amo vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...