21 de fevereiro de 2013

Entrevista: Alethea Kontis




Alethea Konthis carrega o título de bestseller pelo New York Times, é uma princesa, uma deusa, uma força da natureza e uma bagunça. Conhecida por destruir o alfabeto, repreender caçadores de vampiros, transformar gnomos de jardim em cientistas malucos e fazer sentido qualquer conto de fadas.

Co-autora de Sherrilyn Kenyon’s Dark-Hunter Companion e escreveu a série de livros ilustrados  AlphaOops. Seus contos, ensaios, e poesias já apareceram em várias antologias e revistas. Seu conto de fadas Young Adult (Jovem Adulto) de estréia, Enchanted, ganhou em 2012 o prêmio Gelett Burgess Children’s Book Award.

Ela faz o melhor baklava (um pastel recheado com nozes) que você já provou e dorme com um ursinho de pelúcia chamado Charlie. Fofa!




1. Li que ‘Enchanted’ é quase como um conto de fadas, que uma garota beija um sapo e ele se transforma num lindo príncipe. Sobre o que ele realmente se trata?

Imagine que todos os contos de fadas que você já leu vieram de uma família aventureira – essa é a premissa do mundo Enchanted. A personagem principal, Sunday Woodcutter, é a sétima filha de uma sétima filha (todas as outras garotas são nomeadas como dias da semana). Ela tem três irmãos mais velhos: Peter, Trix e o detestável Jack.

O aspecto de verdadeiro amor na história de Cinderela nunca funcionou comigo. Assim para que a Cinderela e o príncipe charmoso tivessem se apaixonado verdadeiramente eles deveriam ter se encontrado antes do primeiro baile. Se não, ela seria mais um rosto bonitinho no salão. Na minha versão eles se encontraram: quando ele era um sapo. E quando ele voltou a ser um príncipe, ele lhe contou a verdade, para que ela pudesse conhecê-lo como homem.

Há vários temas parecidos nos contos de fadas, e alguns se sobrepõem. Quando você começa a junta-los e interpretá-los, é maravilhoso como eles começam a fazer sentido. Especialmente quando você é um escrito que vem de uma família enorme com seus próprios contos de fadas.

2. Lendo um pouquinho do seu livro, acredito que ele tenha momentos engraçados, talvez drama, talvez momentos de tensão que vão fazer as pessoas roer as unhas e romance – muito romance. No que você se inspirou para escrevê-lo?

Faço parte de um grupo online de escritores chamado Codex Writers. Todos os anos, nós temos um concurso de contos sobre o Halloween, além de vários outros durante o ano quando alguém decide organizá-los. Em 2005, Christine Amsden organizou um Concurso de Contos de Fadas em que cada autor deveria incluir na sua história três itens de contos de fadas, rimas e idéias geniais desenvolvidas pelo grupo. Contos de fada? Excelente! Eu venceria esse concurso com minhas mãos presas em minhas costas! Inspirada pelo meu amigo Eric James Stone, eu não me privei dos três itens e utilizei TODAS as idéias geniais do grupo. Meu conto de 10.000-palavras foi chamado de ‘Sunday’. Ele ganhou terceiro lugar no concurso (arh!) e foi publicado em Realms of Fantasy (Reinos da Fantasia) (eba!). Enchanted é a versão mais longa daquela história.

3. A capa do seu livro é tão linda e continua mudando para chegar à perfeição. Você tinha uma capa anterior em mente ou uma inspiração para ela?

Eu não tinha ideia nenhuma sobre como seria a capa do livro; foi tudo ideia da minha editora. Eu estava tão maravilhada assim como todos vocês quando eu a vi pela primeira vez. É tão mágica e perfeita, não é? E quando eu vi a Lombada... Eu fiquei mais apaixonada ainda pela lombada do livro. Quantos autores poderiam dizer isso?

A Capa linda de Enchanted!


4. Sinto que ‘Enchated’ irá fazer várias pessoas acreditarem em contos de fadas novamente. O que você espera causar com seu livro?

Sempre gostei de livros desde criança, mas meu verdadeiro amor com eles veio quando eu completei doze anos. Eu lia Lloyd Alexander, Tamora Pierce, Meredith Ann Pierce, Viven Alcock, Roald Dahl, Susan Cooper, e Diana Wynne Jones… nomeando a alguns. Li todos os livros da seção Infanto-Juvenil da nossa biblioteca. Eu soube ali, que um dia escreveria livros que fariam jovens leitores sentirem a mesma paixão que senti. Este foi o meu jeito de contribuir com a literatura e às futuras gerações.

Contos de fadas são cheios de esperança assim como são cheios de escuridão também. Quanto mais sombrio o mundo fica esses dias, eu espero que os “novos” contos de fadas como o meu possam passar pelas pessoas e causar sorrisos, felicidade e otimismo seja onde for!

5. Para terminar, aqui no Brasil vários adolescentes estão começando sua carreia no mundo literário. O que você tem para dizer a eles, que querem ser escritores como você e vários outros?

Nunca pare de aprender. Nunca desista. Nunca se entregue. Não há atalhos. Há caminhos mais fáceis, mas se você segui-los, você nunca saberá o seu verdadeiro e grandioso potencial. Seja verdadeiro com si. Leia o quanto puder. Viva o quanto puder. Ensine-se como escrever à mão. Apaixone-se. Tenha seu coração partido. Levante-se e faça tudo novamente. Conte piadas. Não passe todo o seu tempo na internet. Sorria todos os dias, mesmo se você não gostar. Encontre coisas que você ama e rodei-se delas. Acredite em mágica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler e comentar na postagem. Amo vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...